Título de eleitor cancelado? Veja se você pode votar neste ano e como resolver a situação
Ter o título de eleitor cancelado pode acarretar diversos problemas para um cidadão brasileiro, como o impedimento de obtenção de nova carteira de identidade, passaporte ou até mesmo se inscrever em concurso público e assumir função pública. Mas por que um título é cancelado? Em caso de cancelamento, como regularizar o título?
Por que um título é cancelado?
Um título de eleitor pode ser cancelado por diversas razões. Entre elas, as mais comuns são o não pagamento de multas eleitorais e o não comparecimento para realizar o cadastro biométrico.
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a Justiça Eleitoral cancelou recentemente mais de 2,4 milhões de títulos de eleitores que estavam há mais de três eleições consecutivas (regulares ou suplementares) sem votar ou justificar a ausência às urnas.
Para não ter o título cancelado, é importante sempre estar em situação regular com a justiça eleitoral.
Como consultar sua situação eleitoral?
Ter um título de eleitor gera algumas obrigações. Isso porque o voto no Brasil é um direito e é obrigatório. Se você não puder votar, por exemplo, tem que justificar sua ausência nas urnas.
Estar regular com a justiça é estar regular com essas obrigações.
Mas como saber se você tem alguma pendência?
Para saber se está regular com a Justiça Eleitoral, você deve acessar a página de consulta no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Através da página, você pode consultar sua situação eleitoral apenas com seu nome completo, número do título eleitoral ou CPF.
Fonte: Itatiaia
Nenhum comentário