As farinhadas na Puba retornam após verão produtivo no Piauí

 


As farinhadas: Símbolo da força braçal do homem do campo que na maioria das vezes não depende de nenhum investimento por parte de governos, são raízes da fecunda cultura desde os tempos primitivos.

Na região da Puba do município de Batalha as farinhadas começam em Junho e vão até setembro, além da produção da farinha da maça, farinha da puba, farinha de goma e beiju das mais diversas especialidades que  são produtos extraídos da mandioca; ainda existe aquele encontro de pessoas trabalhando e se divertindo.

O valor para venda é baixo pois devido numerosa quantidade a concorrência não permite ao lavrador um bom lucro  mais por outro lado as farinhadas deixam a produção alimentícia para o ser humano e para os animais.

A região da Puba é fértil da produção extraída da mandioca e nus últimos anos as farinhadas voltaram a ser cultivadas na região pois o período chuvoso deixa o chão úmido possibilitando a produção.

"Deixar de plantar não é o nosso desejo mas tem anos que o inverno não é bom e não tem como segurar pois a quentura do tempo é grande". Fala um morador do Vilarejo Anajazinho no município de Batalha.

ASSIATA  A ESTE VIDEO:

ASSISTA ESTE DO ANAJAZINHO:

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.