Outubro pode ter chuvas acima da média no Piauí, prevê Inmet
Chuva deve começar pelo extremo Sul do Estado no fim do mês e seguir até dezembro

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou a previsão climática para outubro com boas perspectivas para o Piauí. O órgão aponta que, enquanto a maior parte da Região Nordeste deve registrar chuvas dentro da média histórica, no Piauí, Maranhão e Bahia há possibilidade de precipitações acima da média.
Segundo o climatologista Werton Costa, as chuvas devem começar no final de outubro pelo extremo Sul do Estado, avançando gradualmente para outras regiões até dezembro. Ele destaca que o chamado B-R-O-Bró de 2025 será mais intenso que em anos anteriores, mas tende a ser mais curto.
As temperaturas, no entanto, continuarão elevadas. No Nordeste, o Inmet prevê valores acima da média em todos os estados. No Piauí, o calor deve ser mais forte no Sul, com registros que podem ultrapassar os 38°C. Mesmo com o início das chuvas, ainda devem ocorrer dias de sol intenso e baixa umidade.
Os impactos na agricultura também são destacados. A previsão de chuvas próximas ou acima da média, associadas às altas temperaturas, pode beneficiar lavouras de feijão e milho em fase de enchimento de grãos, garantindo o suprimento hídrico necessário. Por outro lado, o calor aumenta a evapotranspiração, exigindo atenção maior ao manejo da irrigação e podendo gerar déficit hídrico em lavouras de sequeiro em áreas vulneráveis.
Para a população em geral, a expectativa é de algum alívio no calor com a chegada das chuvas, embora ainda persistam períodos de altas temperaturas. A combinação de chuva e calor exigirá atenção tanto no campo, para o cuidado com a produção agrícola, quanto nas cidades, para a adaptação ao clima no dia a dia.
Nenhum comentário