Abolida a escravidão, quais seriam os próximos passos?
ABOLIDA A ESCRAVIDÃO, QUAIS SERIAM OS PRÓXIMOS PASSOS?
Seus planos incluíam a promoção da educação e a criação de oportunidades para uma vida digna. Em uma carta de agosto de 1889 ao Visconde de Santa Vitória, a princesa não apenas mencionou seu desejo de estender a emancipação para as mulheres através do sufrágio, mas também revelou a intenção de realizar uma reforma agrária, distribuindo terras aos ex-escravos, citando inclusive o medo da reação dos republicanos.
Essa medida visava oferecer-lhes autonomia e meios de subsistência. Contudo, esses planos foram interrompidos pelo golpe republicano de 15 de novembro de 1889, que depôs a monarquia e exilou a Família Imperial.
Para evitar futuras contestações e apagar as marcas do passado escravista, os republicanos, após o golpe, ordenaram a queima de todos os registros de escravos existentes nas repartições do Ministério da Fazenda, um ato que visava, entre outros objetivos, impedir possíveis reivindicações de indenização ou de direitos por parte dos libertos.
A falta de continuidade política expressa no regime republicano e essa ação deliberada impediram a implementação dos planos da princesa e deixaram os ex-escravos em uma situação de vulnerabilidade social e econômica, deixando claro quais eram os interesses dos republicanos, causar todos os males ao Brasil!
Não se esqueçam também de nos acompanhar nas redes sociais! Compartilhe com o máximo de pessoas!
@institutomonarquicobrasileiro no Facebook.
@institutomonarquicobrasileiro no Instagram.
Além dos mesmos @ no Threads.
No X podem nos encontrar através do @institutombr.

Nenhum comentário