Por dentro da Ciência
Atenção: Acidentes acontecem com todo mundo, mas Maria não podia imaginar que corria perigo tão grande dentro da lanchonete em que trabalhava. Ela tinha acabado de trocar o botijão de gás do fogão e percebeu um cheiro estranho, muito forte. Por isso, desconfiou que havia algum vazamento e resolveu chamar Clóvis , o dono da banca de jornais que ficava em frente.
_ Você podia dar uma olhada no fogão, Clóvis? Tem um cheiro forte de gás e eu achei melhor fechar o registro.
_ Tá bom, já vou. Mas eu queria um café antes, pode ser?
_ Eu estava esquentando a água quando acabou o gás. Se você não me ajudar , não vai ter café!
Foi aí que Clóvis resolveu pegar algumas ferramentas na banca , que estavam numa caixa meio suja de graxa, e voltou para a lanchonete.
Com uma chave de fenda , foi logo cutucando a válvula do próprio botijão. De repente , um forte jato de gás começou a sair . Ele ficou assustado e saiu correndo atrás de ajuda. Maria abriu todas as portas e janelas da lanchonete e ficou esperando. Dalí a pouco Clóvis voltou com Alberto, o dono da lanchonete. Os dois mal podiam acreditar no que viam.
_ Você falou que ia pegar fogo, mas tá cheio de gelo! O botijão congelou , Clóvis!
_ Maria, o que aconteceu aqui? Você mexeu no botijão ? Usou o extintor de incêndio ou coisa parecida ?
_ Eu não rapaz! respondeu Maria , ainda escondida atrás da porta da cozinha.
O gelo do botijão de gás
A voz do professor
Embora seja muito perigoso mexer na válvula de um botijão de gás, pois sempre existe risco de explosão , muita gente se arrisca a faze - lo. Por isso , você talvez já tenha ouvido falar de casos como o de Maria. De fato, quando o gás escapa rapidamente de um botijão, forma - se gelo do lado de fora da válvula. Isso mostra que , quando o gás sai muito depressa , a temperatura do lado de fora da válvula se modifica. Se a temperatura tivesse aumentado , a válvula teria ficado quente. Mas, como a válvula ficou gelada, sabemos que a temperatura diminuiu. Por que acontece ?
Nenhum comentário