Como funciona a eleição para o Legislativo Deputados e Vereadores
Essa é a vergonha do nosso sistema eleitoral, vigente pra eleição de Deputados e Vereadores (os verdadeiros representantes do povo).
Já para os cargos de Presidente, Governador, Prefeito e Senadores, a eleição é simples e feita de forma direta (quem receber mais votos é eleito).
ASSISTA AO VIDEO:
Entretanto, para eleição de (Deputados e Vereadores), é criado um cálculo chamado de coeficiente eleitoral, onde inúmeras variáveis são usadas e estipuladas pelo TRE, da região.
No caso do candidato a deputado federal ou vereador municipal alcançar ou ultrapassar esse coeficiente, ele está eleito diretamente. Caso ele não alcance esse coeficiente eleitoral, os candidatos restantes (não eleitos diretamente), são colocados numa fila (por partido) e após novos cálculos matemáticos, os candidatos que ficaram de fora inicialmente são eleitos e vão puxando outros candidatos, para dentro da câmara junto com eles afim de se chegar a um novo valor do coeficiente eleitoral, para os candidatos restantes.
É uma tremenda confusão, que não tenho certeza se realmente alguém entende. Por causa dessa confusão, muitas vezes candidatos que fizeram centenas e dezenas de milhares de votos, são preteridos por candidatos que tiveram apenas 100 ou 200 votos em outros partidos.
O número atual de Deputados Federais é 513, entretanto nas duas últimas eleições foram eleitos de forma direta somente 5 candidatos em 2018 e 27 candidatos em 2022. Todos os outros eleitos foram baseados nesse calculo do coeficiente eleitoral.
Em todas as eleições municipais e federais, temos nomes que estão sentados na Câmara, que nem sabemos quem são e o que fazem lá. O mesmo ocorre para a Câmara dos Deputados em Brasília e as Câmaras Municipais de Vereadores (em grandes cidades com grande população e muitos candidatos).
Portanto, isso não ocorre apenas em Brasília, mas em todo o território nacional, em todas as eleições federais e municipais. Esse sistema eleitoral, é super confuso e fácil de ser manuseado. Até quem conhece como ele funciona, não consegue explicar à ninguém claramente como esse tal de coeficiente eleitoral é obtido após a primeira leva de deputados conseguirem alcança-lo e ser eleito.
Após isso, o cálculo sai fora de controle manual e só pode ser feito mesmo por computador !
Por: Paulo Hoffmann
Nenhum comentário