Botafogo (RJ) um celeiro de craques

 


O Botafogo (RJ), é um verdadeiro caso de amor e gloria no nosso futebol, com vários de seus jogadores alcançando a fama, durante suas passagens, na Seleção Brasileira de Futebol. Não é a toa que é chamado de "O Glorioso".


Dizem que o que fez o Brasileiro realmente gostar de futebol, foi o Botafogo (RJ) e seus inúmeros e eternos craques.

Naquela época (fim dos anos 50), os brasileiros decepcionados por terem perdido a Copa do Mundo, em casa, veem com superstição uma nova Copa do Mundo da, na Suécia (norte da Europa).

Fomos para copa de 1958, totalmente desacreditado,mas levando jogadores como Garrincha, Didi, Nilton Santos, Zagalo (todos do Botafogo F.R.), além de um jovem desconhecido de 17 anos, chamado Pelé (Santos F.C.), que junto de outros excelente jogadores, ganharam a nossa primeira Copa do Mundo.

Chegamos na Copa de 1962 (no Chile), com a metade dos titulares sendo jogadores do Botafogo, Nilton Santos, Garrincha, Didi, Amarildo, e Zagalo, algo até hoje imbatível.

Foram times como do Botafogo, Santos, Palmeiras e Cruzeiro, que nessas épocas possuíam jogadores extraordinários (sendo o Botafogo e o Santos os mais espetaculares), com vários craques titulares e mais da metade dos times, nas copas de 58, 62 e 70.
 
Eu me lembro de 1970 em diante, que também tinha um timaço. 

Com jogadores como o Rogério, Gerson, Roberto, Jairzinho e Paulo Cesar. Todos jogadores do Botafogo F.R. (Rio).

O único jogador que não jogou a Copa de 70, foi o Rogério, que infelizmente teve uma lesão séria, já à caminho do México, e cedeu seu lugar de titular ao Jairzinho, que acabou sendo o Furacão da Copa de 1970, quando fomos Tricampeões do Mundo.

Na foto, vemos os 5 jogadores do Botafogo, em 1962 ... Nilton Santos, Garrincha, Didi, Amarildo e Zagalo (o Amarildo jogou no lugar do Pelé, logo no primeiro ou segundo jogo devido ao Pelé ter se machucado no jogo contra Portugal). Sem Pelé, o craque da Copa (e do Brasil), foi o Garrincha que arrasou e trouxe a Copa pro Brasil. 

Ganhamos as 3 primeiras copas do mundo com a presença de vários jogadores do Botafogo, entre os titulares.

Créditos: Paulo Hoffmann
Edição: Raimundo Feitosa

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.