Ramos da família imperial. VEJA O CONTEÚDO
Há dois ramos da Família Imperial do Brasil, o ramo de Vassouras e o ramo de Petrópolis. Os dois ramos tem como seus patriarcas, dois filhos da Princesa Isabel e de seu esposo, o Conde D'Eu.
O filho mais velho do casal, Dom Pedro Alcântara e o filho mais novo, Dom Luís Maria Filipe. O outro filho da Princesa Isabel, Dom Antônio Gastão, morre pilotando um avião, durante a 1ª Guerra Mundial.
A divisão da família imperial, em dois ramos, se deu devido aos direitos de sucessão ao trono. O filho primogênito da Princesa, Dom Pedro Alcântara (patriarca do ramo de Petrópolis), no intuito de se casar fora da regra vigente da monarquia, abre mão da sucessão ao trono em favor de seu irmão mais novo Dom Luís Maria Filipe (patriarca do ramo de Vassouras), que passa então a ser o herdeiro ao trono do Brasil.
A divisão realmente acontece somente após o fim da Segunda Guerra Mundial, com o regresso da família imperial, para o Brasil, que se concretizou com Dom Pedro Gastão (filho de Dom Pedro Alcântara) e sua família indo para Petrópolis e de Dom Pedro Henrique (filho de Dom Luís Maria Felipe) e sua família indo para Vassouras, onde se estabeleceu. Por ser o filho mais velho (primogênito), Dom Pedro Alcântara tinha o direito aos terrenos e imóveis da família, localizados em Petrópolis.
Já Dom Pedro Henrique teve que comprar uma pequena fazenda em Vassouras, onde sua família residiu por muitos anos.
Tanto a Princesa Isabel como seu filho Dom Luís Maria Filipe, e Dom Pedro Henrique e seus futuros descendentes, são considerados "Imperadores de Jure", do Brasil.
Atualmente a Casa Imperial do Brasil é comandada por um membro do ramo de Vassouras, Dom Bertrand de Orleans e Bragança, atual "Imperador de Jure" do Brasil !!!
Por: Paulo Hoffmann
Nenhum comentário