A grande diferença entre a República Presidencialista e a Monarquia Parlamentar Constitucional

 


O objetivo principal da Monarquia e da atual Direita do país é o mesmo, remover as frutas podres do pote. Entretanto, apenas remove-las do pote, não impedirá que novas frutas  fiquem podres e voltem a contaminar as que estão boas. Para isso temos que pensar o que está errado (no país) em vez de só ficar substituindo as frutas estragadas (presidentes, juízes e parlamentares). 

O Presidencialismo, é a forma atual de governo em que de 4 em 4 anos, vamos as urnas para escolher quem irá governar o país, só que não sabemos quem será o escolhido, se este será realmente o mais votado pelo povo ou se haverá mutretas,  como recentemente aconteceu aqui e na Venezuela (e em muitas outras repúblicas por aí) !

Entretanto, suponhamos que num futuro próximo venhamos a conseguir implementar o voto auditável no Brasil.

Assim sendo, um político será eleito, que poderá ser do mesmo partido e ideologia do seu antecessor ou de uma ideologia totalmente contrária, que faria o país regressar alguns passos e tomar outro caminho, com tudo isso se repetindo de 4 em 4 anos.

Se o Presidente for do mesmo partido (ou ideologia), a tendência será a partir daí, continuar com os projetos anteriores e seguir em frente, mas se for de partido ou ideologia contrária, os projetos anteriores provavelmente serão parados desperdiçando o que já foi feito, prejudicando não só o país como o povo também.

Nós (Brasileiros) fomos jogados dentro de uma forma de governo (República Presidencialista) que não estávamos acostumados e nem preparados. Quem a proclamou mal a conhecia também, foi tudo de orelhada e muitos se arrependeram e vieram a público pedir desculpas pela cagada que fizeram, derrubando a monarquia e exilando a família real.

Resultado ..  um desastre ... Repetido de 4 em 4 anos, agora por mais de 135 anos, sem nunca ter dado muito certo .

Ja tivemos 6 variações de Repúblicas com 6 novas constituições e aparentemente todas vão ficando cada vez piores.

É difícil senão impossível de achar uma pessoa que diga que a República Brasileira está indo muito bem obrigado (6a. tentativa infeliz) !!!

Só nessa versão, chamada de Nova República, desde de 1985, e da nossa última constituição de 1988 (sexta versão piorada da mesmice) já passamos por diversas crises e inúmeros escândalos, diversos casos de corrupção, dois presidentes impeached e casos recentes de roubo e desvio de dinheiro onde o atual presidente (e seus companheiros de partido) realizaram um verdadeiro assalto ao Brasil e suas estatais !!!

Temos que repensar a forma de governo que o Brasil precisa e não que tipo de pessoa é a mais indicada pra governar, pois todos são temporais. O que não pode continuar a acontecer é após serem eleitos, fazerem o que quiserem, principalmente  usarem dinheiro público para corromper e votarem suas pautas, muitas vezes impopulares.

É muito complicado, mas com certeza a República Presidencialista, não é a melhor forma de governo pro Brasil.

Teríamos que fazer algumas escolhas pro nosso futuro ... continuar no Presidencialismo, passar pro Parlamentarismo (Primeiro Ministro e Presidente) ou restaurar a Monarquia Parlamentar Constitucional, com um Imperador sendo o Chefe de Estado (representante da nação) funcionando como um farol, vigiando todos os projetos de nível nacional pra não se desviarem do seu objetivo e com um Primeiro Ministro sendo o Chefe de Governo (líder da maioria) escolhido pra governar o País e orientar na criação das leis e sua obediência.

Esses dois indivíduos, seriam os responsáveis para direcionar o país pro futuro com cada um deles tendo responsabilidades distintas.

Exatamente como na nossa primeira experiência, como um  império , o Imperador por ser apartidário (sem partido) e ultrapartidário (acima dos partidos) tem a total liberdade de escolha e é capaz de dialogar com ambas as partes ideológicas (direita e esquerda), no jogo político e tirar de cada uma dessas partes o seu melhor, além de ser totalmente íntegro e transparente pois além de não precisar se submeter a nenhum partido (ou ideologia), tem a liberdade para tomar a melhor decisão, promovendo a Integridade, a Unidade, a Estabilidade do país e principalmente a Continuidade de todos os projetos da nação !!!

Talvez valha ressaltar que a Monarquia Parlamentar Constitucional por ser completamente diferente da República Presidencialista, tem um fator apelativo e completamente de acordo como todos Brasileiros pensam como deveria funcionar nossa nação. 

Com apenas uma mudança (Forma de Governo), ficaria quase que impossível haver fraudes em todos os âmbitos, pois o Imperador, munido do Poder Moderador (inexistente na República), passa a ser um vigia dos políticos e dos projetos da nação, com poderes de afastar e mandar investigar qualquer político, servidor ou partido que tente fraudar quaisquer ações, licitações, compras ou tentar favorecimentos, de qualquer tipo e por meio destes. 

Além de que poderá resolver qualquer tipo de impasse e disputa, investigando os dois lados da história. 

Em caso de o governo (Primeiro Ministro) e suas bancadas não estejam cumprindo com as suas obrigações e demandas esperadas pelo país, ele poderá simplemente afasta-los e convocar novas eleições para o Parlamento. Caso haja um acordo entre as partes, um Primeiro Ministro, da maioria é escolhido pelos parlamentares, sem que haja necessidade de convocar novas eleições. Portanto, os deputados e senadores escolhidos nas últimas eleições, escolheriam entre eles um novo Primeiro Ministro, que deverá estar de acordo com as espectativas do país e do povo brasileiro.

Juízes, promotores, desembargadores e todos os servidores públicos estão obrigados a respeitar a constituição do país e caso não a façam serão afastados e investigados por importunuidade ou abuso de poder.

Portanto, com uma simples mudança na forma de governo, resolveríamos pelo menos 90% ou mais dos problemas atuais e das aflições de todos os brasileiros. 

Por se tratar de uma Monarquia Parlamentar Constitucional, fica-se claro que, todos devem respeitar a constituição, a começar pelo Imperador, seu Primeiro Ministro e todos os demais Brasileiros !!!

Por/ Paulo Hoffmann

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.