JOÃO MESSIAS: O ANJO BOM DA BATALHA! ESCREVE CELIO JUNIOR

 A história é viva e está em constante transformação. Batalha, nos seus idos 168 anos, é exemplo de que a história não é algo estático. Muitos por aqui passaram, muitos aqui viveram e muitos aqui foram peças fundamentais para o que hoje podemos chamar de Município de Batalha.

É impossível, e eu diria mais, é INADMISSÍVEL falar sobre a história recente de Batalha sem lembrar daquele que fora o maior responsável por tudo o que Batalha hoje é - JOÃO MESSIAS FREITAS MELO! Sim! Este nome que incomodou e, até hoje, incomoda muita gente!
João Messias foi e viveu por sua Batalha. Batalha esta que vai desde o sentido literal ao sentido figurado da palavra. Até seu último dia, João pensou e trabalhou por sua Batalha, sendo sua última grande conquista este Rodoanel que ora aguardamos sua conclusão.


Foto: Raimundo Feitosa.
João Messias foi uma pessoa única nesta terra, daquelas em que se custa acreditar que já partiram. Jovem destemido, prefeito inigualável, repito - I N I G U A L Á V E L - cidadão honrado, patrão admirável, falta no português adjetivos que possam definir este ser humano ímpar que passou por este mundo.
Sim, Tio João, você foi um meteoro nestas terras, particularmente nas terras que no passado foram confiadas a São Gonçalo, santo Português que enfrentou as maiores adversidades para realizar benfeitorias a serviço do seu povo.
As adversidades de sua vida não foram poucas, suas batalhas muitas vezes iniciavam em casa, enfrentando, sobretudo, incompreensões. Ser homem público lhe gerava mais ônus que bônus, seu espírito de gestor lhe causou muita incompreensão, sendo julgado por homens com h minúsculo. Seres insignificantes mas que, por sua educação e força de bem Maior por Batalha acabava por engolir sapos, e foi por engolir sapos, aranhas e pessoas pequenas que você foi se ferindo. Grande foi o fardo, grandes foram as contrariedades, diversas foram as inconformidades que aos poucos foram lhe sufocando, foram lhe tirando o brilho e a vontade de viver.
Mas você, meu tio, você era único! Sua missão nestas terras era clara, era única! Deus sabia a cruz que havia lhe dado, mesmo que ainda hoje não aceitemos tanto sofrimento para um coração tão bom, tão puro, tão humilde, enfim, Tão repleto do amor de Deus.
Se Santa Irmã Dulce fora o anjo Bom da Bahia, eu ouso dizer: João Messias, o anjo Bom da Batalha! Igual a você ainda há de surgir, e, se surgir, não passará de uma mera cópia, e cópia nunca será original!
Até a eternidade meu tio! Por aqui seguimos mantendo o seu legado de honradez, ética e, principalmente, amor à sua querida e amada Batalha!


Batalha esta que fica localizada no estado do Piauí - Brasil

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.