Israel Adverte Irã: “Estamos Preparados Para As Consequências De Uma Escalada
(IDF)
Forças marítimas dos Guardiões da Revolução do Irã interceptaram um navio porta-contêineres neste sábado (12), próximo ao Estreito de Ormuz, alegando vínculos com Israel. A ação ocorre em um contexto de escalada de tensões na região, marcada por meses de conflito entre Israel e Hamas em Gaza.
O navio ‘MSC Aries’, operado por uma empresa associada ao capitalista sionista Eyal Ofer, foi abordado por comandos iranianos após uma mudança de comportamento detectada pela tripulação. A embarcação transportava 25 tripulantes, de acordo com a agência oficial Irna.
Israel, por sua vez, advertiu o Irã sobre “consequências” caso haja uma escalada das hostilidades. O porta-voz do exército israelense, Daniel Hagari, declarou que Israel está preparado para reagir a qualquer ameaça.
O incidente ocorre em meio a uma série de confrontos na região, incluindo a recente incursão islamista no sul de Israel em 7 de outubro e o bombardeio do consulado do Irã em Damasco em 1º de abril, atribuído a Israel.
Os Estados Unidos, aliados de Israel, anunciaram o envio de “recursos adicionais” para a região com o objetivo de reforçar a dissuasão e proteger suas forças militares.
Com a mediação de Qatar, Egito e Estados Unidos buscando uma trégua em Gaza, o temor de uma regionalização do conflito cresce, enquanto países como França, Alemanha e Estados Unidos recomendam que seus cidadãos evitem viajar ao Irã.
Teerã, por sua vez, celebra o clima de “pânico” entre os sionistas e seus aliados, segundo Yahya Rahim Safavi, conselheiro do líder supremo do Irã, alegando que a interceptação reflete a instabilidade das forças adversárias.
O confronto entre Israel e Hamas em Gaza, além das tensões em Cisjordânia ocupada e os ataques entre Israel e grupos apoiados pelo Irã no Líbano, refletem a complexidade e a amplitude do conflito na região do Oriente Médio.
Nenhum comentário