Os tesouros e as histórias que o Piauí quer partilhar connosco
Pouco conhecido a nível internacional como destino turístico, o estado brasileiro do Piauí começa a revelar os seus tesouros com a expectativa de entrar no radar dos portugueses.
Das praias à Serra da Capivara, onde poderá ter nascido o homem americano e onde se encontra a maior coleção de figuras rupestres do mundo, o Piauí tem muito para oferecer aos visitantes, incluindo boa gastronomia, cultura e histórias inspiradoras. Ficam a faltar mais ligações aéreas para que consigamos chegar a este estado brasileiro facilmente. Até lá, vale como complemento de uma viagem ao nordeste do Brasil ou como ponto de paragem da Rota das Emoções.
DESCUBRA O PIAUÍ
1. Praias, desportos aquáticos e ecoturismo
2. As dunas, o centro e o Delta do Parnaíba
3. Turismo comunitário: mulheres empreendedoras do litoral do Piauí
4. A Serra da Capivara e a origem do homem americano
5. Quando ir e como chegar
1. Praias, desportos aquáticos e ecoturismo
Para quem férias são sinónimo de praia, sol e chinelo no pé, o litoral do Piauí pode ser uma boa opção. Cajueiro da Praia reúne os ingredientes para férias do género. Em Barra Grande, numa antiga vila de pescadores, encontrará uma animada e descontraída vida sem grandes aglomerados de gente.
À sua espera estarão praias com águas em tons cristalinos, alojamentos amigos do ambiente, restaurantes e pequenas lojas com artesanato local. Os amantes dos desportos náuticos encontram aqui um paraíso do kitesurf com potencial para a prática de outras atividades como stand-up paddle ou mergulho.
Para além das praias, Cajueiro da Praia goza de uma variada fauna e flora que contribuem para que seja visto como um paraíso ecológico. O município ainda abriga o Cajueiro Rei que é considerado o maior do mundo devido aos seus 8.810 metros quadrados. E não, o nome do município não nasce por causa desta árvore. Segundo o Turismo do Piauí, o nome do município deve-se a um pé de caju que deveria ficar numa ponta de uma praia e que serviria de referência para quem por ali passava.
Com um litoral de apenas 66 quilómetros, o menor do Brasil, o estado concentra na cidade de Luís Correia o maior número de praias das quais as mais procuradas são Atalaia e Coqueiro. Nesta cidade, existem hotéis e pousadas para diferentes gostos e bolsos, tal como restaurantes, cujas especialidades incluem peixes como pescada amarela, pargo e camurupim e, ainda, diversas formas de apresentação gastronómica do mais famoso crustáceo da região, o caranguejo-uçá.
Nenhum comentário