Das praias à Serra da Capivara, onde poderá ter nascido o homem americano e onde se encontra a maior coleção de figuras rupestres do mundo, o Piauí tem muito para oferecer aos visitantes, incluindo boa gastronomia, cultura e histórias inspiradoras. Ficam a faltar mais ligações aéreas para que consigamos chegar a este estado brasileiro facilmente. Até lá, vale como complemento de uma viagem ao nordeste do Brasil ou como ponto de paragem da Rota das Emoções.

DESCUBRA O PIAUÍ

1. Praias, desportos aquáticos e ecoturismo
2. As dunas, o centro e o Delta do Parnaíba
3. Turismo comunitário: mulheres empreendedoras do litoral do Piauí
4. A Serra da Capivara e a origem do homem americano
5. Quando ir e como chegar

1. Praias, desportos aquáticos e ecoturismo

Para quem férias são sinónimo de praia, sol e chinelo no pé, o litoral do Piauí pode ser uma boa opção. Cajueiro da Praia reúne os ingredientes para férias do género. Em Barra Grande, numa antiga vila de pescadores, encontrará uma animada e descontraída vida sem grandes aglomerados de gente.

À sua espera estarão praias com águas em tons cristalinos, alojamentos amigos do ambiente, restaurantes e pequenas lojas com artesanato local. Os amantes dos desportos náuticos encontram aqui um paraíso do kitesurf com potencial para a prática de outras atividades como stand-up paddle ou mergulho.

Para além das praias, Cajueiro da Praia goza de uma variada fauna e flora que contribuem para que seja visto como um paraíso ecológico. O município ainda abriga o Cajueiro Rei que é considerado o maior do mundo devido aos seus 8.810 metros quadrados. E não, o nome do município não nasce por causa desta árvore. Segundo o Turismo do Piauí, o nome do município deve-se a um pé de caju que deveria ficar numa ponta de uma praia e que serviria de referência para quem por ali passava.

Aula de Kitesurf na praia da Barra Grande, Piauí
Aula de Kitesurf dada aos jornalistas pela BGKite School, praia da Barra Grande, Piauí créditos: Azimute.fotos| Moisés Saba Said

Com um litoral de apenas 66 quilómetros, o menor do Brasil, o estado concentra na cidade de Luís Correia o maior número de praias das quais as mais procuradas são Atalaia e Coqueiro. Nesta cidade, existem hotéis e pousadas para diferentes gostos e bolsos, tal como restaurantes, cujas especialidades incluem peixes como pescada amarela, pargo e camurupim e, ainda, diversas formas de apresentação gastronómica do mais famoso crustáceo da região, o caranguejo-uçá.