Bolsonaro inelegível: ex-presidente tenta nova cartada para disputar eleições após condenação no TSE

 BRASÍLIA – O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) começa a julgar nesta sexta-feira, 22, recurso apresentado pela defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na ação que o tornou inelegível por oito anos por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação.

O tipo de recurso apresentado pelos advogados de Bolsonaro, os embargos de declaração, não tem poderes para alterar o mérito da decisão, mas pode fazer com que os ministros reconheçam erros ou contradições no acórdão do julgamento.

Os advogados do ex-presidente pedem que os ministros se manifestem sobre “o cerceamento de defesa” e do direito ao contraditório. Outro ponto pleiteado é que anulem provas “obtidas em violação ao devido processo legal”.

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro entrou com recurso no TSE. FOTO: ADRIANO MACHADO/REUTERS Foto:
A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro entrou com recurso no TSE. FOTO: ADRIANO MACHADO/REUTERS Foto:© Fornecido por Estadão

Entre as pessoas que acompanham o andamento do processo de Bolsonaro no TSE vigora a interpretação de que somente uma “hecatombe” levaria os ministros a mudar de posição e acatar os pedidos da defesa. A votação dos embargos será feita no plenário virtual da Corte em julgamento com duração de seis dias.

ESTADÃO

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.