Jovem de 16 anos de Batalha do Piauí, conquista primeiro lugar em Direito

 Débora Franco de 16 anos , natural de Batalha no interior do Piauí, conquistou a vaga de primeiro lugar para o curso de bacharelado em direito na Universidade Federal do Piauí aos 16 anos de idade. A jovem é música e agora quer realizar o sonho de se tornar advogada. No Dia Internacional da Mulher, 8 de março, o portal ClubeNews conta essa história que inspirou outras adolescentes e virou motivo de orgulho para o município.

Déborah vem de uma família humilde e conta que sua mãe a colocou na escola com apenas dois anos porque a menina chorava e pedia para estudar logo. “Por isso terminei com dezesseis anos, muito nova. Via as crianças indo pra escola e queria ir, conversar, estudar”, afirma.

LEIA TAMBÉM

Pubeiro de futebol de areia, Palmeiras e Catombo saem na frente pelo grupo "B"

Aurideia Franco, mãe de Déborah, diz que os esforços não fecharam a jovem em seu mundo. Ela conta que a jovem já nasceu determinada, com o foco em estudar. O pai, Rômulo Alves, fala que “ela sempre mostrou muita capacidade e através dessa capacidade sempre nos surpreendia com algo. Déborah é muito aplicada e esforçada em tudo que ela se coloca a fazer”.

Déborah e sua mãe, Aurideia Franco. (Foto: arquivo)

Estudos

A história se tornou orgulho e exemplo para outros estudantes da rede pública em batalha, que viram os resultados do esforço e dedicação. Os amigos que realizaram o Enem ao lado de Déborah contam que a estudante sempre foi aplicada nos estudos.

O professor de história, Edilson Batista da Mata, fala que a inspiração passada pela jovem vai além do seu esforço. “Ela é inspiração porque conseguia contagiar toda a turma”. Ele conta que Déborah tem capacidade e de se tornar ministra do Supremo Tribunal Federal.

Professor de história de Déborah, Edilson Batista da Mata. (Foto: arquivo)

Decisão

Déborah estava em dúvida entre cursar direito ou medicina, mas conta que, para sua decisão, foi necessário um olhar para o futuro. “Será que vou me orgulhar mais estando no direito ou na medicina? Foi nesse momento que eu escolhi direito. […] Acho que vou me sentir mais realizada nessa área do que na área da saúde”, afirma.

A estudante conta que ainda está apavorada com a nova jornada que está prestes a fazer. “Tenho uma vida aqui, meu namorado, família, amigos e vou ter que deixar tudo aqui, vir só de vez em quando e conhecer novas pessoas. Mas tudo isso vale, tudo isso que passei e vou passar vale muito a pena, porque foi isso que eu sempre quis!”, diz a jovem.

“A gente passa por muitas provações, perdemos muito na vida e tomamos muitos tapas, mas o importante é não desistir”, finaliza Déborah Franco.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.