Religião monoteísta mais antiga do mundo
O Judaísmo é uma das religiões que pregam o monoteísmo no mundo. É uma das filosofias mais antigas e acredita em um Deus único. Conta com o menor número de adeptos. Segundo pesquisa anual divulgada pelo Instituto de Política do Povo Judeu, existem atualmente 14,2 milhões de judeus pelo mundo. A maioria está em Israel e Estados Unidos, mas é possível encontrar comunidades em outras partes do mundo. A França tem a maior comunidade na Europa.
Fundado por Abraão no século XVIII a.C, o judaísmo se desenvolveu com a civilização hebraica com os conhecimentos de Moisés, Davi e Salomão. Para a crença, Deus é o supremo criador do Universo e responsável por influenciar a vida em sociedade. Os seguidores dessa doutrina seguem os ensinamentos escritos na Torá (escritos e Deus e não devem ser modificados) e na Bíblia Hebraica.
Os adeptos acreditam que o todo judeu possui um pacto eterno com Deus e que são descendentes de Abraão, Isaac e Jacó, os primeiros judeus. Eles consideram-se um grupo etno-religioso, membros da tribo Judá e povo escolhido por Deus.
Várias tradições e vertentes do judaísmo surgiram com o passar dos anos. Cada uma das ramificações criaram suas próprias interpretações e tradições. As práticas mais conhecidas são a utilização de objetos religiosos, costumes alimentares e culturais distintos, hebraico como língua litúrgica.
Origem do Judaísmo
O Judaísmo foi fundado por Abraão durante os anos 2000 a.C., De acordos com a história, a doutrina nasceu depois de Deus ordenar que Maomé liderasse seu povo ao caminho da terra prometida. Assim, Maomé seguiu para Canaã (atual território da Palestina) e lá permaneceram por vários anos, até quando passavam por períodos de fome. Posteriormente, migraram para o Egito e lá foram escravizados por vários anos. No século XII a.C, retornaram com Moisés para a terra prometida.
Novamente em Canaã, os judeus conseguiram fazer com que o judaísmo se tornasse uma religião organizada e estruturada. A religião começou a se expandir durante os reinados de Saul, Davi e Salomão, mas o processo foi interrompido quando os grupos do Oriente Médio ganharam poder e ocuparam territórios dos judeus. A comunidade judaica começou a enfraquecer e se dividir. Alguns grupos foram exilados e outros se dispersaram para outras nações.
Os judeus só retornaram ao oriente médio em 1948, depois do Holocausto, genocídio de 6 milhões de judeus durante a Segunda Guerra Mundial. Após a guerra, o território da Palestina foi dividido e criado O Estado de Israel.

Orar no muro das lamentações, Palestina,
é uma prática do judaísmo. (Imagem: Pixabay)
Crenças do Judaísmo
Os seguidores do judaísmo acreditam em um Deus onipotente, onipresente e onisciente. Denominado de Javé ou Jeová, este deus criou o universo e o influencia por intermédio dos profetas. O Menorá (candelabro com sete braços) é um dos símbolos sagrados do grupo religioso. A Torá é o livro sagrado e nele constam os três pilares da fé, descritas em palavras hebraicas como:
• Teshuvá: arrependimentos e retorno às origens quando são cometidos erros pelos adeptos;
• Tefilá: é a prece e ligação com Deus;
• Tsedacá: é a caridade com sentido de justiça.
Cada vertente do judaísmo faz sua própria leitura e interpretação das leis judaicas. Os principais ramos da religião são:
• Judaísmo Ortodoxo: esse ramo é caracterizado por seguir rigorosamente os costumes e rituais indicados na Torá;
• Judaísmo Conservador: é a vertente considerada tradicional sem ser fundamentalista. A maioria dos adeptos está nos Estados Unidos;
• Judaísmo Reformista: também denominado de judaísmo progressista, essa vertente prega formação de uma nova mentalidade com conceitos inovadores e que esteja adaptado ao mundo atual;
• Judaísmo Reconstrucionista: é um ramo mais liberal e que prega a autonomia individual, atitude positiva perante a modernidade, aceitação das críticas acadêmicas;
• Judaísmo Humanista: alternativa não-teísta para os descendentes de judeus. Define o judaísmo como uma experiência cultural e histórica na qual um integrante poderá se identificar e seguir caso ache necessário.
Os rituais judaicos
Os cultos e rituais dos judeus são praticados em templos denominados sinagogas e os sacerdotes são os rabinos. Os templos possuem uma arca onde são colocados os pergaminhos da Torá. Para os fiéis, a arca serve para representar a ligação entre Deus e judeus.
Entre as tradições judaicas estão:
• Brit Milá: os meninos são circuncidados ao completar oito anos e segue os preceitos indicados pela Torá;
• Bar Mitzvah: Para iniciar a vida adulta, os meninos devem realizar a primeira leitura da Torá aos 13 anos;
• Bat Mitzvah: as meninas realizam a leitura da Torá aos 12 anos e, assim, marcam a maturidade religiosa.
Número de seguidores
O Judaísmo é uma das religiões do monoteísmo mais antiga do mundo. Ela é atualmente a sétima colocada em número de adeptos, com aproximadamente 15 milhões de seguidores. A maior parte dos judeus vive em Israel e nos Estados Unidos. Se não fosse o holocausto, o número de adeptos passaria de 20 milhões.
Nenhum comentário