Monarquia ou a República regida por políticos - Vitória Imperial

Monarquia ou a República regida por políticos

O nosso regime de governo nos moldes atuais, tentam empregar e expôr de forma autoritária afim de ridicularizar o Movimento Monarquista. Muitas vezes, de forma baixa, ardilosa e covarde, fazem com quê muitos pensem que essa causa é como uma piada.

Usando a mídia para satirizar algo importante afim de desestimular quem busca conhecer, e quem até mesmo pensa em aderir a causa Monarquista. Artigos em jornais, minisséries em TV, novelas, filmes e programas de humor, são meios utilizados para tal finalidade.

Mas quem procura conhecer, compreende que a causa agrega muito mais que algo que remete a uma família no poder, mas sim, numa base filosófica de governabilidade respeitosa e acima de tudo de responsabilidade. Compreende que uma sociedade por mais liberal que seja, ou o estado mesmo laico, busca se basear em fundamentos, e princípios que façam deles mais compromissados com o bem comum de toda a sociedade.

Eu como autor deste texto, me permiti a refletir sobre o modelo de governança estabelecido. A sucessão de instabilidade por falta de perfil, personalidade e autonomia própria dos chefes de Estado fez com que, essa característica aderisse a nação, podemos citar algumas características da instabilidade nacional: as sucessões de golpes, a entrada de regimes maquiavélicos e as negociatas para chegar ao poder.

A forma política atual favorece os políticos sem caráter, sem compromisso e pior, sem responsabilidade. Já que, diferentemente dos monarcas, nenhum (político) tem o peso de uma árvore genealógica inteira a carregar, não tem o nome a zelar e ver que quando fizer algo de errado não estará manchando somente sua imagem, mas de todas as gerações que o antecederam, seja boa ou ruim.

Os desmandos ocorrem principalmente porque o cargo político é temporário - no executivo, e até vitalício ou quando dificilmente alguém abdica e decide largar o osso - no legislativo. O Executivo faz o que bem entende, pois eles sabem que as leis são leves demais para os punir, e que se existir ou for criado algum problema, dependendo do próximo ele irá resolver, ou não. O legislativo, por sua vez, na sua maioria, irá barganhar, garimpar vantagens para renovar sua posição, sabendo que todas as decisões tem seu desfecho final no tal poder. Quem terá o princípio da responsabilidade com tudo isso acontecendo? Quem irá agir da forma correta e dá uma resposta a altura do que a sociedade espera?

Simplificando: Quem irá ter o compromisso e irá fazer algo certo, sabendo que não irá ficar ali pra sempre, sem uma história, princípios e principalmente responsabilidade? Em alguns momentos encontramos um ou outro, mas quanto tempo teremos que ficar a Deus dará e esperar pra vir outro bem intencionado?

(Wellyngton Carvalho)

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.