Puba, conheça um pouco da história desta terra na zona rural de Batalha – PI
Bandeira da Puba, representando dia e noite e os três membros familiar da casa de Raimundo Nonato Feitosa da Silva
Por volta do ano 2.000 a região não tinha praticamente nada em desenvolvimento, apena alguns colégios e pocas estradas. Só apartir da fundação da Associação de Desenvolvimento Comunitário dos Pequenos Produtores Rurais da Região da Puba (ADCPRP) com sede na localidade Belo Monte, foi que o poder publico passou a olhar com outra visão para os anseios do povo da região.
A Igreja Católica também tinha pouco acesso mas já evangelizava em algumas localidades como: Anajazinho por exemplo.
Nos anos 2002 e 2003 foram construídos três assentamentos na região, povoando as localidades Bacabas, Laureana e Anajazinho.
Apartir de então chegou energia elétrica, Unidade Básica de Saúde. E as comunidades construíram capelas em varias localidades na Puba.
Um grupo de desportistas fundaram a Sub Liga Pubeira de Esportes (SPE) a única já ouvida falar na história.
O esporte na região é um dos mais exemplar para o amadorismo.
Em 2015 a Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária, fundou a Associação de Radiodifusão Comunitária e Cultura dos Assentamentos da Puba, acendendo um farol de cidadania para então em breve entrar no ar a Rádio Comunitária Puba – FM.
Em todas estas lutas estiveram presentes Mauricio Costa, Domingos Cândido (Cordeiro) e Raimundo Feitosa. Este ultimo sempre enfrentando problemas de saúde.
Artigo: Raimundo Feitosa
Nenhum comentário