Agenda dos Principes
No dia 13 de outubro último, S.A.I.R. o Príncipe Imperial do Brasil, Dom Bertrand de Orleans e Bragança, recebeu, na Sede Social da Pró Monarquia – Casa Imperial do Brasil, em São Paulo, a visita do historiador e monarquista Prof. Rogério Belarmino Tampellini, de Araraquara (SP).
O Prof. Rogério presenteou Sua Alteza com produtos da região araraquarense, e o Príncipe Imperial retribuiu o gesto autografando sua Bandeira do Império e dando-lhe uma cópia autografada da biografia de saudoso seu pai, o Príncipe Dom Pedro Henrique de Orleans e Bragança, que foi Chefe da Casa Imperial do Brasil de 1921 a 1981: "Dom Pedro Henrique – O Condestável das Saudades e da Esperança", de autoria do Prof. Armando Alexandre dos Santos.
A visita fez parte da série de tramites realizados para que fosse estabelecido, no calendário oficial de Araraquara, o Dia do Imperador, anualmente no dia 6 de novembro, data em que, em 1886, o Imperador Dom Pedro II visitou o Município, acompanhado de sua esposa, a Imperatriz Dona Teresa Cristina, sendo Suas Majestades recebidos com grande entusiasmo pelas autoridades e pela população local, composta em grande parte por colonos portugueses e italianos.
Na ocasião, o Imperador ficou hospedado na residência do Vereador Randolfo Margarido da Silva (prédio ainda de pé e tombado pelo Estado, sendo atualmente a sede do Colégio Progresso), vistoriou as obras da estrada de ferro que havia sido inaugurada no ano anterior e percorreu as ruas da cidade de carruagem, parando para visitar a Câmara Municipal, o Clube Araraquarense (onde assinou o livro de visitantes, conheceu o gabinete de leitura e doou a quantia de cem mil réis à agremiação, para a aquisição de novos livros) e a Cadeia Pública.
A Lei que estabeleceu o Dia do Imperador em Araraquara foi proposta pelo Vereador Edson Hel e, após ter sido aprovada pela Câmara Municipal, foi sancionada, no último dia 17, pelo Prefeito em exercício do Município, Damiano Neto. Na próxima segunda-feira, dia 6, o primeiro Dia do Imperador será celebrado com uma Sessão Solene na Câmara Municipal, uma exposição de documentos da época da visita do Imperador à Araraquara e eventos nas escolas municipais.
Agradecemos ao Prof. Rogério Belarmino Tampellini pelo envio das fotografias.
Fonte: Pró Monarquia
Nenhum comentário