Batalha vai elaborar Projeto de lei com base no Plano Municipal de Saneamento Básico - Vitória Imperial

Batalha vai elaborar Projeto de lei com base no Plano Municipal de Saneamento Básico

Como está acontecendo em todo o município, neste sábado (08/04) foi a vez de acontecer na Unidade Escolar José de Arimateia Castro, na localidade Catombo região da Puba zona rural de Batalha - PI, com membros do Comitê formado no município para a elaboração do projeto com base no Plano Municipal de Saneamento Básico, uma oportuna reunião.

Se fizeram presentes; O vereador Francisco Castro Machado (Nenem),
O Engenheiro Raul Lustosa Machado Oliveira,
A ACS Tania Maria da Silva Oliveira e a delegada membra do comitê, Ana Claudia Plácido. (foto)

A reunião contou com representantes das diversas associações de moradores da região e foi bastante participativa.

Segundo o vereador Nenem, o plano será transformado em projeto de lei e encaminhado para o governo do estado( Secretaria das Cidades)e governo federal (FUNASA).

O que é o plano?
O Plano Municipal de Saneamento é um instrumento de planejamento dos serviços de abastecimento de água, esgoto sanitário, drenagens de água pluviais urbanas e manejo de resíduos sólidos.
A oferta adequada regular desses serviços é seu direito. Toda a população deve ser atendida por água de boa qualidade, afastamento e tratamento de esgoto e coleta e disposição adequada dos resíduos.
O Plano Municipal de Saneamento é que definirá os projetos e ações para este atendimento.

Para que serve?
A elaboração e implantação do Plano Municipal de Saneamento tem como finalidade assegurar que toda a população tenha acesso aos serviços de saneamento, com qualidade e qualidade adequadas, diminuindo os problemas ambientais e de saúde pública e a desigualdade social.

Porque é importante  sua participação?
A população deve apontar os problemas de saneamento que ocorre frequentemente na comunidade. A sua participação é de extrema importância para que o Plano de Saneamento refrita a realidade das diferentes regiões do município, independente de você morar na área urbana ou rural.

Como participar?
Fique atento às datas de reuniões no seu município. Serão vários encontros durante os meses de Fevereiro, Março e Abril nos quais você poderá ser ouvido e dar contribuições coletiva do Plano Municipal de Saneamento.

Quem é responsável ?

O Comitê executivo, formado especialmente para a elaboração do Plano Municipal de Saneamento, está à frente dos trabalhos juntamente com técnicos e especialistas em saneamento, contratados pelo governo do estado do Piauí em parceria com a FUNASA.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.