Ordem e Progresso

Durante os Jogos Olímpicos, tivemos a satisfação de ver a nossa bandeira subir ao pódio por inúmeras vezes, associada a alguma medalha conquistada por um brasileiro. Ela foi instituída, em 19 de novembro de 1889, apenas quatro dias após a Proclamação da República sendo uma adaptação da antiga bandeira do Império. Falando sobre as cores de nossa bandeira: o Verde simboliza a Casa de Bragança, da família real portuguesa, da qual fazia parte D. Pedro I.

O Amarelo foi uma homenagem à Casa de Habsburgo na Áustria, da qual sua esposa, D. Maria Leopoldina fazia parte. Mais tarde, de uma maneira romântica, nossos professores nos ensinaram que o verde simbolizava nossas matas e o amarelo o nosso ouro.

O escudo imperial português foi substituído pelo globo azul, onde se encontra o lema positivista “Ordem e Progresso”. Esse lema é inspirado na doutrina Positivista de Augusto Comte, também chamada de “Religião da Humanidade”, onde não há espaço para o sobrenatural, pois todos os fenômenos têm origem e causa na natureza. 


Por: Celio Pezza

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.