'Secretaria de Justiça abre sindicância contra agente morto', diz Sindicato - Vitória Imperial

'Secretaria de Justiça abre sindicância contra agente morto', diz Sindicato

Por Valéria Amorim

A Secretaria de Justiça do Piauí abriu sindicância administrativa ao agente penitenciário identificado Antônio Carlos Sousa Santos, o qual foi denunciado de ter facilitado a fuga de um detento da Penitenciária Mista de Parnaíba. O Sinpoljuspi (Sindicato dos Agentes Penitenciários) enviou uma nota repudiando a decisão já que Antônio Carlos morreu em abril deste ano.
“É uma falta de respeito e até de responsabilidade já que o agente não poderá apresentar defesa e muito menos sofrer punição. Isso só mostra a ineficiência já que a Secretaria ao invés de oferecer melhorias na estrutura dos presídios e nas condições de trabalho dos agentes, não se atenta aos fatos ao abrir uma sindicância contra um morto”, disse o presidente do Sinpoljuspi, Kleiton Holanda.

De acordo com as informações de Holanda, Antônio Carlos morreu vítima de um ataque cardíaco. No último dia 13 de agosto, a sindicância administrativa foi publicada no Diário Oficial do Estado. A denúncia contra o agente foi feita pelo próprio detento, identificado como Dyonne Alves Sousa, o qual afirma que Antônio teria lhe cobrado o valor de cem reais para entrar com uma serra na Penitenciária de Parnaíba e contribuído com a fuga. 

Procurada pela reportagem do Portal AZ a Secretaria de Justiça diz que a decisão se trata de um procedimento padrão. "A Secretaria de Estado da Justiça do Piauí (Sejus) esclarece que a Portaria 039/2015 tem como finalidade tornar legítima a nova Comissão de Sindicância Administrativa designada para atuar no processo objeto da Portaria 028/2013, que envolve o agente penitenciário Antônio Carlos Sousa Santos, falecido em 10 de fevereiro de 2015. A publicação da Portaria é procedimento padrão e obrigatório para que, constituída a nova Comissão, se proceda com o arquivamento do processo, haja vista o fato de o investigado ter falecido", diz a Sejus.

Veja a publicação do Diário Oficial.

Fonte: Revista Az


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.